segunda-feira, 22 de setembro de 2008

outras aventuras: prato do dia: salmão com purê de baroa + arroz na água de coco e alho poró



para o salmão
- 4 pedaços grandes de filé de salmão (mais ou menos 1 kg)
- 4 maracujás grandes
- alecrim a gosto
- sal a gosto
- azeite

para o purê
- 1 kg de batata baroa
- mais ou menos 500ml de leite
- mais ou menos 1 tablete de manteiga
- 1 dente de alho
- sal a gosto

molho para o purê
- 1 pimentão vermelho
- pimenta calabresa a gosto
- 1 dente de alho
- azeite

para o arroz
- 2 copos de arroz integral
- 7 copos de água de coco
- 1 talo de alho poro
- sal a gosto

com a mão na massa:
- Coloque o salmão em uma assadeira. Tempere com sal e alecrim. Com uma peneira retire o suco do maracujá e banhe o salmão. Regue o salmão com um fio de azeite e leve ao forno pré-aquecido. Mantenha o fogo médio. O salmão estará pronto quando o suco de maracujá estiver quase seco. Deixe um pouco de molho para regar o salmão ao servir.
- Cozinhe a batata baroa e depois esprema com o espremedor de batatas. Em uma panela refogue o dente de alho com um pouco de manteiga. Acrescente a batata amassada. Vá acrescentando a manteiga e o leite até que tudo fique com consistência de purê. Salgue a gosto.
- Em uma frigideira, refogue o pimentão e um dente de alho cortados em pedacinhos pequenos com bastante azeite e pimenta calabresa a gosto. Este refogado se tornará um molho com o qual se deve regar o purê ao servir.
- O arroz na água de coco e alho poró é uma dica de meus queridos amigos Raimundo e Daisy. Lave o arroz. Em vez de cozinhar com água, cozinhe com água de coco. A quantidade de água para 2 copos de arroz é de mais ou menos 7 copos. Quando o arroz estiver quase cozido acrescente o alho poró cortado em rodelas. Não misture. Use sal a gosto.
- Esta receita serve até 4 pessoas.

Nenhum comentário: